Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quais as funções dos sais biliares?

08/02/2023

Os sais biliares são um dos mais importantes solutos orgânicos componentes da bile, produzida no fígado. Eles são ácidos biliares ionizados, verdadeiros detergentes biológicos capazes de solubilizar moléculas insolúveis em água.

No duodeno, os sais biliares assumem a função de solubilizar a gordura ingerida, bem como as vitaminas lipossolúveis, facilitando assim sua digestão e absorção posterior. Eles ainda estimulam o intestino grosso a segregar água e outros sais, favorecendo sua absorção na etapa final do processo digestivo. Após realizar a sua função no intestino, são devolvidos ao fígado e reprocessados em novos sais.

Entretanto, quando os sais biliares são aprisionados pelas fibras alimentares, sua atuação e reabsorção podem ficar comprometidas. Nessa situação, eles não conseguem emulsionar gorduras, com diminuição da absorção de seus componentes, também obrigando o organismo a utilizar mais colesterol para o fabrico de novos sais biliares.

Doenças colestáticas podem resultar em alterações no transporte e absorção devida de sais biliares. Essas doenças acometem as vias biliares (ductos que levam a bile produzida no fígado até o intestino). Podem ocorrer mais comumente obstruções por cálculos, tumores, verminoses, saculações congênitas, etc. Seu diagnóstico pode acontecer através de exames sanguíneos específicos e exames por imagem, como por exemplo a Elastografia Hepática Transitória (FibroScan®)

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos e de Fibroscan® podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; FRANCESCHINA; Igastroped; PORTA.

Voltar