Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quais os problemas comuns no sistema digestivo na terceira idade?

05/02/2024

O envelhecimento é um processo natural que causa mudanças anatômicas e funcionais que impactam a capacidade funcional, desde a sensibilidade gustativa até os processos metabólicos.

O sistema digestivo não é imune aos efeitos do envelhecimento. Com o avanço da idade, ocorrem prejuízos na digestão e absorção de nutrientes, devido à diminuição da sensação gustativa,
redução na secreção salivar e gástrica, problemas na mastigação e absorção/movimentação intestinal reduzida, evidenciando com mais facilidade quadros de constipação intestinal. A disfagia esofágica também é comum, causada por diferentes fatores, incluindo obstruções mecânicas e causas neuromusculares.

Alterações na microbiota gástrica, diminuição do fluxo sanguíneo gástrico e mecanismos de reparo comprometidos tornam os idosos mais suscetíveis a doenças como úlcera gástrica e gastrite. Efeitos colaterais gastrointestinais relacionados à medicação são mais frequentes em idosos.

Os distúrbios nutricionais, especialmente a desnutrição proteico-calórica, são comuns na terceira idade. A microbiota intestinal também sofre alterações com a idade, associadas a doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável e distúrbios metabólicos.

A avaliação nutricional e o acompanhamento médico regular são fundamentais para a saúde geral e gastrointestinal dos idosos. Além disso, uma dieta diversificada é essencial para uma nutrição equilibrada que consiga fornecer os nutrientes necessários para manter as capacidades funcionais plenas.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: MANTOVANI; DUMIC et. al; FIRTH, PRATHER.
 

Voltar