Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quais os sintomas da Síndtome de Má-Absorção?

11/09/2023

A síndrome de má-absorção é o termo empregado para descrever distúrbios em que os nutrientes dos alimentos não são absorvidos de forma adequada pelo intestino delgado.

Essa má absorção pode ocorrer em dois tipos de distúrbios:

- Distúrbios que afetam a digestão de alimentos, por problemas que impedem a mistura adequada dos alimentos com as enzimas digestivas e ácidos gástricos, produção ineficiente de enzimas digestivas, redução da produção de bile, excesso de ácido gástrico ou crescimento bacteriano anormal no intestino delgado.

- Distúrbios que afetam a absorção de nutrientes, por problemas que lesionam o revestimento do intestino delgado, remoção cirúrgica de parte do intestino delgado ou doenças que afetam o fluxo do líquido linfático do intestino.
A má absorção pode causar deficiência de todos os nutrientes ou deficiências seletivas de proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas ou minerais. Pessoas que sofrem com o problema podem perder peso ou ter dificuldade em mantê-lo, apesar do consumo adequado de alimentos.

O diagnóstico pode envolver exame clínico e histórico do paciente, combinado com exames de sangue e fezes, e procedimentos (como biópsia) para investigar a causa.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar