Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quais os sintomas mais comuns das doenças gástricas?

17/05/2023

De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia, cerca de 20% da população do mundo sofre com algum tipo de problema gastrointestinal.

Muitas doenças gástricas possuem sintomas em comum, sendo alguns deles:

- Náuseas, presentes mais comumente em doenças como gastrite, intoxicações e gastroenterite. Porém, também podem ser sintoma de algo mais grave.

- Gases, geralmente, resultantes da dificuldade de digestão, causada por alimentos indigestos, bebidas com gás ou, em casos mais graves, intolerâncias ou alergias alimentares. Os gases também podem ser sintoma de gastrites ou infecções (como a causada por H. pylori).

- Desconforto ou sensação de estômago inchado, que pode ser causada pela ingestão de grande quantidade de alimentos, mas também pode estar associada com a prisão de ventre ou outras doenças mais graves.

- Azia, reflexo muitas vezes de maus hábitos alimentares. Porém, também é um dos principais sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Por isso, se for constante (e acompanhada de sintomas como náuseas, inchaço, desconforto estomacal, irritação na garganta e tosse), a orientação médica deve ser procurada;

- Diarreia, que geralmente está associada à gastroenterite. Também é sintoma de infecções bacterianas, contaminações virais, parasitoses, intolerâncias, alergias alimentares e doenças mais graves, como a Doença Inflamatória Intestinal (DII).
Além desses sinais, alguns sintomas que podem indicar doenças mais graves são: dor epigástrica em pessoas acima de 55 anos, grande perda de peso espontânea, sangramento nas fezes, vômitos persistentes ou com sangramento, dificuldade progressiva para engolir os alimentos, dor ao deglutir, anemia por deficiência de ferro sem causa definida, massa abdominal e icterícia.

O diagnóstico vai depender da combinação e quantidade de sintomas, acompanhado de um exame que confirme a suspeita médica. Por isso, é importante procurar um especialista na presença de qualquer um desses sintomas.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.

Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar