Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Qual a conexão da tireoide e do intestino?

07/06/2023

Quando a tireoide não produz hormônios em quantidade suficiente, ou se os produz em excesso, todo o metabolismo sofre consequências. As desordens podem ter diversas causas: polimorfismos genéticos, doenças autoimunes, radiação, problemas na pituitária que reduzem a produção de TSH, gestação, deficiência de iodo, selênio, zinco ou ferro, intolerância ao glúten, disbiose e uso de medicamentos.

Mas o que se tem descoberto ao longo dos anos e com diversos estudos é a relação da saúde tireoidiana com o intestino, mais precisamente com a microbiota intestinal e a permeabilidade intestinal. Hoje já se sabe que uma microbiota saudável ajuda a manter cérebro, sistema imune e também a tireoide saudáveis. E uma barreira intestinal íntegra ajuda a impedir que antígenos passem facilmente para a corrente sanguínea, evitando que o sistema imune seja sobrecarregado e possa gerar autoimunidade contra a tireoide.

É muito comum que doenças intestinais como doença celíaca ou síndrome do intestino irritável coexistam com alterações da tireoide como tireoidite de Hashimoto, principal causa de hipotireoidismo, e Doença de Graves, responsável pela maioria dos casos de hipertireoidismo. Ambos frequentemente têm origem autoimune. Tanto doença celíaca quanto a DII envolvem um componente inflamatório intestinal importante, e os mecanismos que relacionam essa coexistência envolvem, em grande parte, a microbiota intestinal.

Além da questão imunológica, também é importante que a tireoide consiga estar em pleno funcionamento com todos os nutrientes a ela necessários disponíveis: Iodo, selênio, zinco e ferro. Todos esses micronutrientes costumam estar em deficiência quando há alguma doença que afeta a tireoide, e a microbiota parece também afetar o processamento desses nutrientes.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223. Fonte: AZEREDO; FONTOURA.

Voltar