Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Qual a finalidade do este respiratório do hidrogênio expirado?

26/06/2023

O teste respiratório do hidrogênio expirado utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar condições que podem originar sintomas no aparelho digestivo como dor abdominal, estufamento, flatulência e diarreia. Normalmente não há hidrogênio no ar expirado (ou pouco). Sua produção ocorre quando existe uma oferta aumentada de carbohidratos não digeridos às bactérias intestinais.

Os carbohidratos não digeridos servem como alimentos para as bactérias intestinais que, ao fazerem sua digestão, liberam o hidrogênio na luz intestinal, sendo, posteriormente absorvido para a corrente sanguínea e eliminado pelos pulmões. É a quantidade desse hidrogênio exalado que é colhido e medido ao se realizar o teste respiratório. Ele é considerado o padrão ouro para o diagnóstico de intolerância à lactose, à frutose e à presença de supercrescimento bacteriano no intestino delgado.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Testes respiratórios do hidrogênio expirado podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi.

Voltar