Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Qual a função do apêndice?

12/12/2022

Erroneamente conhecido como o órgão que “não serve para nada”, o apêndice possui funções importantes no organismo e atua no processo de digestão.

Até pouco tempo atrás, até mesmo os cientistas consideravam o apêndice um órgão vestigial. Ou seja, um vestígio evolutivo que a função havia sido perdida com o tempo.
Porém, em 2007, cientistas da Universidade de Duke, nos EUA, descobriram e divulgaram um estudo mostrando que o apêndice possui, sim, funções corporais. De acordo com pesquisas, ele é responsável por fabricar bactérias que auxiliam no processo digestivo e é usado como depósito delas. E sua função vai além disso: O apêndice também apresenta um conglomerado de células linfóides, que produzem anticorpos e atuam na defesa do corpo, principalmente do intestino em caso de um patógeno invasor.

Inclusive, um estudo também feito pela Universidade de Duke identificou que as pessoas sem apêndice tendem a ter um risco maior de desenvolver uma infecção bacteriana por Clostridium difficile.

Em eras antigas, o apêndice era muito importante para manter a flora intestinal saudável, que tinham dificuldades de reconstruir a colônia de bactérias do intestino em casos de diarreia, por exemplo. Porém, hoje, esse problema é secundário, já que a flora intestinal pode ser reconstruída com a ajuda de medicamentos.

Por isso, apesar de ter uma função, o apêndice é um órgão que pode ser retirado sem causar deficiências graves no organismo. Sua função pode ser compensada.
Novos estudos ainda tentam compreender de maneira mais completa qual a função do apêndice e como ele pode influenciar a saúde.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo. Conheça mais sobre nosso trabalho no site da bio.

Fonte: Superinteressante, BBC.

Voltar