Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Qual a importância da cápsula endoscópica no dignóstico?

19/06/2023

A cápsula endoscópica é um exame não invasivo que ajuda a preencher a lacuna diagnóstica para certas doenças de diagnóstico difícil, não acessíveis por exames como endoscopia digestiva alta e colonoscopia; exames de imagem como a radiologia de abdômen, exame contrastado do intestino delgado, ultrassonografia ou mesmo tomografia computadorizada.

Entre as principais indicações diagnósticas estão:
– Suspeita de tumores do intestino delgado;
– Avaliação de anemia ferropriva sem causa definida;
– Poliposes intestinais;
– Diarreias crônicas;
– Doença celíaca;
– Dores abdominais sem causas definidas.

O exame ainda é útil para identificar sangramento gastrointestinal de origem obscura, definido e caracterizado por sangramento que persiste ou recorre originário do trato digestório, e de origem não detectada nem pela endoscopia alta e nem por colonoscopia ou exames radiológicos.

Outro importante papel do exame é auxiliar no diagnóstico diferencial entre doença de Crohn e outras enfermidades, em especial dentre as doenças inflamatórias e infecciosas, assim como permitir a investigação de alguns sinais e sintomas em pacientes que estão em tratamento.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames com cápsula endoscópica podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE; Esadi; Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva; ABCD.

Voltar