Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Qual a importância da colonoscopia?

27/02/2023

Recomendada para qualquer pessoa a partir dos 45 anos, e com repetição a cada 3 anos, a colonoscopia é o exame de extrema importância para o diagnóstico precoce do câncer colorretal, câncer que é a terceira maior causa de mortes por câncer no Brasil e no mundo.

Estudos demonstram que o índice de mortes causadas por esse problema poderia diminuir em até 60% caso a realização regular da colonoscopia fosse um hábito adotado pela população.

Além de detectar o tumor em estado inicial, quando as chances de cura são muito maiores, a colonoscopia também é um exame preventivo para esse problema, já que possibilita identificar e remover pólipos antes que eles se transformem em tumores malignos.

A colonoscopia também tem papel importante para investigar sintomas como sangramento, diarréia persistente, dor abdominal e alterações do hábito intestinal, detectando doenças inflamatórias, infecciosas, diverticulares e autoimunes, por exemplo.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Colonoscopias podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar