Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Qual a importância na motilidade do sistema digestório?

21/09/2023

A motilidade gastrointestinal é um mecanismo do sistema gastrointestinal para misturar alimentos aos sucos digestivos, colocá-los em contato com as paredes intestinais para melhor absorção e impulsioná-los através do trato gastrointestinal no momento e em quantidades apropriadas. São três os principais padrões de contração que o organismo usa para essa função:

- Ondas peristálticas, em que contrações coordenadas movem o alimento através do trato gastrointestinal em direção ao reto;

- Contrações de segmentação, em que contrações musculares circunferenciais (de aperto) no estômago e intestino movem o alimento para frente ou para trás, permitindo misturar, agitar e amassar;

- Contração e relaxamento dos esfíncteres. Na contração, os esfincteres impedem que o alimento passe para o próximo segmento do sistema gástrico. No relaxamento, o alimento é impulsionado através do trato gastrointestinal.

A motilidade gastrointestinal é controlada principalmente pelo Sistema Nervoso Central (SNC), predominantemente por meio das vias vagais eferentes, e pelo Sistema Nervoso Entérico (SNE), que atua sobre a musculatura lisa gástrica.

Os alimentos sólidos e líquidos são esvaziados do estômago em velocidades diferentes. Os líquidos são esvaziados do estômago a uma velocidade exponencial; os sólidos inicialmente são retidos até as partículas serem trituradas e atingirem tamanhos inferiores a 2 mm.

Quando a motilidade gastrointestinal não acontece adequadamente, podem surgir doenças gástricas, chamadas de distúrbios de motilidade, caracterizadas por sintomas recorrentes ou crônicos acompanhados de evidências objetivas de trânsito gastrointestinal lento ou rápido, ou, ainda, contratilidade na ausência de doença mucosa ou obstrução do trato gastrointestinal significativa. Alguns desses distúrbios incluem a acalasia, espasmo esofágico distal, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), gastroparesia, pseudo-obstrução intestinal crônica, inércia crônica e incontinência fecal.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Fonte: Gomez J, Parkman HP.

 

Voltar