Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Qual a relação entre aftas e problemas digestivos?

17/02/2023

As aftas são uma enfermidade da mucosa oral relativamente comum, caracterizada por áreas doloridas de erosões de coloração branco-amarelada e contorno avermelhado. No entanto, quando aparecem com muita frequência ao longo dos anos e sem uma razão aparente, são denominadas “estomatite aftosa recorrente” e aparecerem também no esôfago, estômago e intestino, o que pode indicar a presença de doença inflamatória autoimune.

Sabe-se que seu surgimento tem relação com mudanças do sistema imune e hábitos prejudiciais como o tabagismo e altos níveis de estresse. Há também relação com problemas gastrointestinais potencializados por baixas imunológicas. Podemos citar:

– Helicobacter pylori, bactéria que pode causar úlcera gástrica;
– Refluxo gastroesofágico;
– Pacientes com doença celíaca;
– Pacientes que apresentam doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn, também costumam ser mais vulneráveis ao surgimento frequente de aftas.

Diferentes abordagens podem ser adotadas para o tratamento das aftas. A severidade das lesões (número, localização, tamanho e duração) e seus efeitos no paciente (grau de desconforto, efeito durante a alimentação e qualidade de vida) podem fazer o formato do tratamento variar.

Além da higienização bucal, pode ser indicada a terapia tópica e o uso de remédios anti-inflamatórios ou anestésicos, quando há a identificação do agravamento das erosões e ação de infecções. No caso do diagnóstico de problemas gastrointestinais que possuem as aftas como sintomas, a avaliação é ampla e deve ser feita pelo gastroenterologista, com uma avaliação de histórico, sintomas e exames.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: RAIHA et. al.; MEL.

Voltar