Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Qual o exame utilizado para diagnosticar a pancreatite?

20/02/2023

A pancreatite é a inflamação do pâncreas, que ocorre quando as enzimas produzidas no órgão atacam e danificam os tecidos do órgão. Os principais sintomas são dor gradual ou súbita no abdômen superior, náuseas e vômitos, febre e pulso rápido.

A pancreatite é avaliada primeiramente através do histórico médico e exame físico minucioso. Então, os seguintes exames podem ser requisitados para ajudar no diagnóstico:

- Exame de sangue: Durante a pancreatite aguda, o sangue contém pelo menos três vezes a quantidade normal de amilase e lipase, enzimas digestivas produzidas no pâncreas. Além disso, podem ocorrer alterações nos índices de glicose, cálcio, magnésio, sódio, potássio e bicarbonato;

- Ultrassom abdominal: As ondas sonoras são enviadas para o pâncreas através de um dispositivo portátil que o médico desliza sobre o abdômen. As ondas sonoras ricocheteiam no pâncreas, vesícula biliar, fígado e outros órgãos, e seus ecos fazem os impulsos elétricos criar uma imagem - chamado sonograma - em um monitor de vídeo. Assim, é possível verificar uma possível inflamação no pâncreas.
- Tomografia computadorizada (TC): Produz imagens tridimensionais. A pessoa deita-se em uma mesa que desliza em uma máquina em forma de túnel. O exame pode mostrar a inflamação e também a extensão dos danos no pâncreas.

- Ultrassom endoscópico (USE): Depois de pulverizar uma solução para adormecer a garganta do paciente, o médico insere um endoscópio - um tubo fino, flexível e iluminado - através da garganta para o estômago e intestino delgado. O médico liga um ultrassom anexado ao endoscópio, que produz ondas sonoras, para criar imagens do pâncreas.

- Colangiopancreatografia por ressonância magnética (CPRM): A CPRM utiliza a ressonância magnética, teste não invasivo que produz imagens de seção transversal de partes do corpo. Após ser levemente sedado, o paciente deita-se em um cilindro. O técnico injeta, então contraste intravenoso, que ajuda a mostrar o pâncreas, vesícula biliar, vias biliares e ducto pancreático.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
Fontes: ESADI.

Voltar