Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quando a dificuldade de evacuar torna-se preocupante?

22/10/2023

A constipação intestinal é também conhecida, mais popularmente, como ”intestino preso” e “prisão de ventre”. A constipação constitui um problema frequente em todo o mundo, acometendo ambos os sexos e todas as faixas etárias, sendo mais frequente nas mulheres.

É caracterizada pela dificuldade constante ou eventual de eliminação das fezes, levando ao desconforto e outros transtornos. Trata-se de um sintoma e não de uma doença específica, podendo ser sintoma associado a doenças de gravidade variada como doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal, necessitando de investigação para o diagnóstico.

Na maioria dos casos, entretanto, a constipação intestinal não é provocada por um distúrbio de ordem física ou anatômica do trato intestinal, mas sim pela propulsão difícil do bolo fecal em seu caminho. Neste caso, denomina-se constipação primária ou essencial, sendo responsável por 85% ou mais dos casos e é provocada pela ingestão alimentar pobre em fibras vegetais e líquidos. Outros fatores podem estar associados e este tipo de constipação, como o sedentarismo ou falta de exercícios físicos, ansiedade, depressão, hábito de adiar a ida ao banheiro e os efeitos adversos de algumas medicações.

Para o sucesso do tratamento, é preciso seguir as orientações médicas e evitar uso de laxativos estimulantes sem prescrição. O paciente deve ser estimulado a alterar hábitos de vida, evitando o sedentarismo, praticando atividade física equilibrada e em alguns casos selecionados, abordagem psicoterápica pode complementar a terapêutica adequada.

Dr. Pedro Eduardo Soares e Silva (CRM 13806) é um dos especialistas que fazem parte do corpo clínico da Esadi. Com mais de 15 anos de experiência, atua com foco no diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo, possui especialidade em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Além disso, desde 2016 integra o quadro de Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Santa Isabel.

Voltar