Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quando a endoscopia digestiva alta é indicada?

27/03/2023

A endoscopia digestiva alta é utilizada para visualizar o tubo digestivo superior através de um tubo flexível equipado (endoscópio) com uma pequena câmera na extremidade que transmite a imagem para um monitor.

É um importante exame que ajuda no diagnóstico, prevenção e, por vezes, no tratamento de algumas doenças que afetam o tubo digestivo superior e os órgãos que fazem parte dele: esôfago, estômago e duodeno. É indicada para as seguintes situações:
– Investigação da causa de sintomas como anemia, diarreia, azia, náuseas, vômitos, dor ou desconforto abdominal, má digestão, dificuldade em deglutir, hemorragia digestiva, etc.

- Exploração preventiva, para detecção precoce de cânceres, por exemplo, com coleta eventual de material para biópsia.

- Tratamento, com dilatação esofágica, remoção de corpos estranhos, excisão de pólipos, ressecamento de vasos anômalos, injeção endoscópica de fármacos ou aplicação de clipes para controle de hemorragias digestivas.

A endoscopia digestiva é realizada em nas instalações da Esadi com equipamentos de última geração, imagens em alta definição e é sempre realizada em salas modernas e seguras. A qualidade de imagens proporcionada por nossos equipamentos possibilita ao especialista diagnosticar desde lesões avançadas até alterações sutis.

Os equipamentos Esadi ainda contam com tecnologia i-Scan, que processa digitalmente as imagens para melhorar a detecção, demarcação e caracterização de lesões. Já o Optical Enhancement melhora a visualização de vasos sanguíneos, ductos glandulares e estruturas superficiais.

Para potencializar a clareza de resultados da endoscopia, contamos com tecnologia de cromoscopia digital e magnificação de imagem. Enquanto a cromoscopia digital ajuda a ter mais nitidez dos padrões da mucosa, a magnificação de imagem proporciona aumento significativo na visualização de pequenas alterações - que a endoscopia convencional não é capaz de analisar.

Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Sped; Esadi.

Voltar