Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quando é indicada a Colonoscopia?

27/09/2022

A Colonoscopia é um exame tradicional no diagnóstico de diferentes enfermidades relacionadas ao intestino grosso e de parte do íleo terminal (a porção final do intestino delgado). Utiliza-se um tubo longo e flexível introduzido através do reto, por meio do qual o médico realiza o exame e observa as imagens captadas pelo aparelho, assim como possibilita a retirada de material para biópsia.

As principais indicações para o uso são:

- Para rastrear a presença de câncer colorretal e prevenção (especialmente em caso de histórico familiar).

- Para identificar pólipos.

- Para investigar e identificar doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

- Para ajudar a compreender a causa de diarreias crônicas, sangramentos identificadas anteriormente em teste de sangue oculto nas fezes.

- Identificar anemia sem causa aparente.

No caso do rastreamento de câncer colorretal, a indicação é que pacientes que possuem histórico familiar e possuam acima de 50 anos, façam o controle e a realização regular do exame.

Dr. Juliano Coelho Ludvig, médico integrante do corpo clínico da Esadi, o responsável pelo diagnóstico e tratamento desses pacientes dentro da Esadi.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames colonoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; Dráuzio Varella; Saúde Abril; SBCP.

Voltar