Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quando é indicado o uso da cápsula endoscópica?

10/02/2023

O exame de cápsula endoscópica é um procedimento em que o paciente ingere uma cápsula resistente à ação do suco gástrico. A cápsula contém pequenas câmeras, bateria, uma luz e um transmissor que faz os registros em imagem de alta resolução, conforme progride ao longo do tubo digestivo.

Anormalidades do intestino delgado podem ser examinadas somente até determinada parcela do órgão, quando através de uma endoscopia digestiva alta ou colonoscopia. Porém, o que acontece é que muitas vezes o problema pode estar presente nos segmentos em que nenhum dos dois exames anteriores atingem. Para sanar essa dificuldade de visualização, a cápsula endoscópica vem a ser uma importante aliada. Através dela, a equipe médica consegue:

– Identificar a causa de hemorragia gastrointestinal, quando a endoscopia digestiva alta ou a colonoscopia forem inconclusivas;

– Identificar hemorragia digestiva oculta;

– Averiguar suspeita de tumores do intestino delgado;

– Visualizar áreas inflamadas do intestino delgado para diagnóstico e/ou classificação da Doença de Crohn e outras Doenças Inflamatórias Intestinais;

– Diagnosticar tumores do intestino delgado;

– Monitorar Doença Celíaca;

– Rastrear de pólipos do intestino delgado;

– Auxiliar no diagnóstico de alterações descritas em exames de imagem (TC ou ressonância).

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames com cápsula endoscópica podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; MSD Manuals; AMB.

Voltar