Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quando é preciso realizar dilatação esofágica?

16/10/2023

A dilatação esofágica é um procedimento que permite ao médico dilatar uma área estreitada do esôfago. A causa mais comum desta condição é a fibrose cicatricial decorrente de esofagite por refluxo do ácido do estômago e os sintomas mais frequentes são relacionados a problemas para engolir, com a comida parecendo ficar presa na região do peito, causando desconforto e dor.

Os objetivos do tratamento são o alívio dos sintomas e a prevenção da recorrência do estreitamento. O tratamento conservador, através de dilatações com velas ou balões, orientados por fio-guia, proporciona taxas elevadas de sucesso.

Dependendo das características e da causa da estenose, podem ser necessárias sessões adicionais de dilatação. Isto permite um efeito gradual, reduzindo a chance de complicações.

Uma vez que o estreitamento esteja completamente dilatado, novas dilatações podem não ser mais necessárias. Se a estenose é decorrente de refluxo, medicamentos que inibem a produção de ácido pelo estômago reduzem as chances de recorrências do problema. Seu médico verá estas questões com você.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: SPED; BITTENCOURT et. al.; Esadi.

Voltar