Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Reações e causas da Hepatite C

30/11/2022

A hepatite C é uma doença de processo inflamatório e infeccioso de causa viral, que pode se manifestar na forma aguda ou crônica. A forma crônica é a mais comum, com aproximadamente 60 a 85% dos casos; evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado.

Um fígado com hepatite C sofre constantemente com as agressões do vírus e seu subsequente processo de regeneração, o que leva à formação de um tecido cicatricial endurecido chamado de fibrose. Com o passar dos anos, o grau de fibrose vai aumentando até que se chegue à cirrose hepática, com quadro clínico grave e irreversível de deterioração das funções hepáticas.

A transmissão ocorre principalmente via contato com o sangue contaminado: Ao compartilhar agulhas, seringas e outros objetos para uso de drogas, na falha de esterilização ou ao reutilizar equipamentos médicos, odontológicos, de manicure e de material para realização de tatuagem. A transmissão também pode ocorrer por meio de relação sexuais, apesar de menos recorrente.

A maioria das pessoas com hepatite C não têm quaisquer sintomas. Entretanto, algumas pessoas com hepatite C podem apresentar quadro gripal. Mas como isto é inespecífico, na maioria das vezes a infecção passa despercebida e não é diagnosticada precocemente. Por essas razões, a testagem espontânea da população é importante e indicada para quem faz parte dos seguintes grupos:

• Indivíduos que receberam transfusão de sangue ou transplante antes de 1993.
• Usuários de drogas injetáveis.
• Portadores de insuficiência renal crônica em hemodiálise.
• Profissionais da área da saúde, após acidente biológico ou exposição a sangue contaminado.
• Filhos de mães contaminadas pelo vírus da hepatite C.
• Hemofílicos.
• Contaminados pelo HIV.
• Pessoas com múltiplos parceiros sexuais.
• Com parceiros sexuais infectados pelo vírus.
• Pessoas com tatuagens ou piercings.

Pacientes que convivem com doenças hepáticas como a Hepatite C podem precisar fazer o controle do seu quadro com a obtenção de biópsias e exames tradicionais. Esses pacientes sabem o quanto biópsias são desconfortáveis, e o quanto exames tradicionais não mostram claramente potenciais problemas presentes no fígado. Com o avanço tecnológico, entretanto, foi possível o desenvolvimento do exame FibroScan®, também conhecido como Elastografia Hepática Transitória. Sem cortar nem perfurar o paciente, o aparelho analisa uma área mais abrangente do fígado, em relação à biópsia. Este exame avalia o grau de rigidez do fígado de forma não invasiva.

É baseado em uma elastografia transitória dimensional, técnica que utiliza ultrassonografia e ondas elásticas de baixa frequência. A velocidade de propagação dessas ondas está diretamente relacionada à elasticidade hepática.

A Hepatite C é tratada com medicamento via oral. O tratamento é disponibilizado pelo SUS, e é indicado para todos os portadores do vírus, independente do grau de fibrose hepática. O médico escolherá qual esquema medicamentoso é o melhor para cada situação clínica.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames com FibroScan® podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; Dive; Ministério da Saúde.

Voltar