Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Saiba mais: doença celíaca

08/07/2019

A doença celíaca é a rejeição do sistema digestório ao glúten, encontrado em pães e cervejas, por exemplo, por meio do trigo, cevada, centeio e, as vezes, até mesmo em aveias.

A ação do sistema imunológico provoca uma inflamação no intestino delgado do paciente, danificando o órgão que é responsável por absorver os nutrientes dos alimentos. Quando o intestino delgado está inflamado, sua função de nutrir o corpo fica comprometido, por tanto o paciente que sofre de doença celíaca pode ficar desnutrido, mesmo consumindo alimentos de qualidade e em grande quantidade.

A doença celíaca não tem uma causa, mas sim são relacionados a genética, ou seja, são ligados a hereditariedade familiar. O paciente celíaco pode desenvolver a doença tanto na infancia quanto na vida adulta. A amamentação, por exemplo, influencia no momento de aparição da doença, quanto maior o tempo de amamentação, maior a demora para a rejeijão ao glúten aparecer.

O diagnóstico pode ser feito por exame de sangue ou pelo estudo da mucosa duodenal, adquirida por meio de biópsia realizada durante endoscopia digestiva alta.

Até o momento não há cura para a doença celíaca, para evitar inflamações, dores e o bom funcionamento do intestino delgado, o paciente deve manter uma dieta rigorosa sem produtos à base do glúten.

Voltar