Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Sedação para problemas gastrointestinais.

07/02/2024

O objetivo da sedação e analgesia em procedimentos endoscópicos e colonoscópicos é induzir depressão no sistema nervoso central para aliviar ansiedade, desconforto e dor, além de promover amnésia, com mínimo impacto nos sistemas respiratório e cardiovascular.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a ANVISA, procedimentos endoscópicos que requerem sedação profunda ou anestesia não tópica devem ser realizados por profissionais habilitados, tanto para o procedimento em si quanto para a administração e monitoramento da sedação ou anestesia durante todo o procedimento.

Na Esadi, antes do procedimento, os pacientes passam por uma consulta pré-anestésica para avaliação. Durante essa consulta, dúvidas podem ser esclarecidas, e as informações coletadas são valiosas para um atendimento mais personalizado durante o exame.

A principal forma de anestesia utilizada na Esadi é a sedação com Propofol, administrada com segurança para proporcionar conforto ao paciente durante o exame, permitindo que ele durma profundamente enquanto o gastroenterologista realiza o procedimento. Médicos anestesiologistas monitoram cuidadosamente a administração do medicamento e permanecem durante todo o procedimento para garantir assistência em caso de intercorrências.

Os exames são conduzidos em instalações que atendem às normas da ANVISA (RDC 06/2013) e contam com o suporte do Hospital Santa Isabel, assegurando conforto e segurança aos pacientes, equiparando-se aos melhores centros nacionais e internacionais.

FONTE: Esadi; SOBED.

Voltar