Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Seguimos padrões exemplares de higienização

02/08/2023

A higienização de equipamentos costuma e deve ser uma preocupação dos pacientes que realizam exames endoscópicos. Apesar do risco de infecção através da endoscopia digestiva ser baixo, não é motivo para se despreocupar.

Os aparelhos de endoscopia digestiva, durante o exame, entram em contato direto com a mucosa e secreções colonizadas por diversos microrganismos. E por essa razão é preciso realizar uma cuidadosa limpeza, para evitar a disseminação de agentes (patogênicos ou infecciosos) via equipamentos endoscópicos.
Como ocorre a higienização?

1. LAVAGEM
Nessa fase todos os componentes removíveis (válvula de sucção, válvula de ar/água e tampa do canal de trabalho) são desconectados e desmontados. Toda parte externa e todos os canais internos do endoscópio são banhados em solução enzimática seguida pela limpeza manual.

A limpeza mecânica é meticulosa e deve preceder a exposição a desinfetante de alto nível ou a esterilização. No processo de higienização manual, são irrigados e escovados todos os canais acessíveis, para remoção dos resíduos.

2. ENXÁGUE E SECAGEM
Nessa fase, todos os componentes são enxaguados com água limpa. O aparelho é seco internamente com ar comprimido e externamente com compressa limpa, antes da desinfecção de alto nível.

3. DESINFECÇÃO DE ALTO NÍVEL
A terceira e última fase ocorre depois de todo o processo de limpeza mecânica, enxágue e secagem. Os equipamentos são imersos em solução desinfetante potente para a eliminação de patógenos de difícil erradicação.

4. LAVADORA ULTRASSÔNICA
A Esadi ainda utiliza limpeza automatizada em lavadora ultrassônica para as válvulas e lúmens, alcançando resultado de mais de 99% na remoção de sujeiras.
Após a desinfecção de alto nível o enxágue do endoscópio deve ser realizado com o intuito de remover o desinfetante com água potável. E, finalmente, a secagem é realizada com a utilização ar comprimido.

É importante destacar que todos os aparelhos utilizados em exames pela Esadi são limpos e desinfetados com o mesmo rigor logo após o término de cada procedimento, reduzindo a carga microbiana, para proporcionar exames e procedimentos com ética e respeito à segurança de cada paciente.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar