Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Setembro Roxo, mês que lembramos e conscientizamos a população sobre o câncer de estômago.

01/09/2022

Entramos no “Setembro Roxo”, mês que lembramos e conscientizamos a população sobre o câncer de estômago.

O câncer de estômago, que também pode ser chamado de câncer gástrico, está entre os dez que mais matam no Brasil. Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que 20 mil novos casos desse tipo de câncer foram diagnosticados no Brasil em 2020. Além disso, é o terceiro câncer mais comum em homens e o quinto em mulheres. A projeção é que um a cada 100 homens tenha ou venha a ter câncer de estômago. Em mulheres, a projeção muda para uma a cada 150.

Para se prevenir e evitar a doença, é importante que a população tenha consciência sobre as causas e sintomas do câncer gástrico.

Os principais fatores de risco para o câncer de estômago são:

- Excesso de peso;
- Tabagismo;
- Consumo de álcool;
- Consumo excessivo de sal;
- Idade;
- Sexo (a incidência da doença é maior entre homens a partir dos 55 anos de idade);
- Histórico familiar;
- Presença da bactéria H. pylori.

O câncer de estômago não apresenta sintomas específicos. Porém, alguns sinais, como a perda de peso e de apetite, a fadiga, a sensação de estômago sempre cheio, os vômitos/náuseas e o desconforto abdominal persistente podem indicar a presença tanto de uma doença benigna (como úlceras e gastrites), como um tumor no estômago.

Além disso, podem surgir vômitos com sangue (que ocorrem em cerca de 10% dos pacientes), fezes com sangue, fezes escurecidas, pastosas e com odor forte. Alguns indicativos que podem aparecer para sinalizar o estado avançado da doença são: massa palpável na parte superior do abdômen, aumento do tamanho do fígado e presença de íngua na área inferior esquerda do pescoço e nódulos ao redor do umbigo.

Por isso, ao sentir qualquer um desses sintomas, é importante procurar um especialista. O exame comumente usado para fazer o diagnóstico é a endoscopia digestiva alta.

Voltar