Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

SIBO e SIFO - Qual a diferença?

16/02/2024

Distúrbios gastrointestinais podem apresentar sintomas semelhantes, mas são condições clínicas distintas. Exemplos incluem o supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SIBO) e o supercrescimento fúngico no intestino delgado (SIFO).

O SIBO é caracterizado pelo aumento anormal de bactérias na luz do intestino delgado ou pela presença de microbiota atípica nessa região do trato gastrointestinal. Tradicionalmente, é associado a anormalidades anatômicas e de motilidade intestinal, mas também pode ocorrer em distúrbios funcionais, como síndrome do intestino irritável e constipação intestinal funcional.

Os sintomas do SIBO incluem excesso de gases, esteatorreia, sensação de barriga inchada, dor abdominal após a alimentação, diarreia intercalada com constipação, fadiga, dores articulares e problemas de pele, como acne, eczema ou urticárias.

Por outro lado, o SIFO refere-se ao excesso de organismos fúngicos no intestino delgado associado a sintomas gastrointestinais. Geralmente, faz parte de uma síndrome de imunodeficiência e pode apresentar manifestações como candidíase oral/esofágica e desequilíbrio da microbiota intestinal, levando à inflamação intestinal e alteração na permeabilidade da mucosa.

Os sintomas comuns do SIFO incluem arrotos, distensão abdominal, indigestão, náuseas, diarreia e gases, além de manifestações como micose recorrente, candidíase e cansaço excessivo.

Os métodos diagnósticos variam: o SIBO é frequentemente diagnosticado por meio do teste de respiração após a ingestão de lactulose ou glicose, enquanto o SIFO é diagnosticado clinicamente com base na história detalhada e nos sinais e sintomas. Exames laboratoriais como cultura do aspirado do intestino, calprotectina fecal, indican urinário e medição de darabinitol podem auxiliar no diagnóstico do SIFO.

É fundamental buscar orientação médica especializada para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Converse com seu médico para esclarecer suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: ALMEIDA et. al.; SANTOS et. al.; ERDOGAN, RAO; SINGH, MULLIN; SANTOS; Esadi.

Voltar