Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Síndrome de Má Absorção Intestinal: doença ou sintoma?

24/11/2023

A Síndrome de Má Absorção Intestinal acontece quando o intestino delgado não consegue absorver certos nutrientes, como lipídios, vitaminas, proteínas ou carboidratos. Pode acontecer em apenas um tipo de nutriente ou com vários, podendo ser um sintoma de outra enfermidade, não sendo, necessariamente, uma doença em si. Entre as desordens que causam a interrupção da absorção de nutrientes normal do organismo, podemos citar:

– Doença de Crohn;
– Doença Celíaca;
– Intolerância à lactose;
– Síndrome do intestino curto.

A má absorção pode surgir de qualquer defeito no processo de digestão/absorção. Esses defeitos podem resultar de uma doença inerente da mucosa, condições que levam a danos adquiridos na mucosa, defeitos congênitos nos sistemas de transporte da membrana intestinal, absorção prejudicada de nutrientes específicos, peristaltismo e estase diminuídos, flora bacteriana perturbada, infecção ou comprometimento do fluxo sanguíneo, ou ainda comprometimento dos vasos linfáticos.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE; ZUVAROX; BALLETIERI; AMB; BORGES, ALMEIDA.

Voltar