Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Sintomas e tratamento da doença de Crohn

15/03/2023

A doença de Crohn é uma doença inflamatória que afeta o trato gastrointestinal, predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

É considerada doença crônica sem causa conhecida. Por essa razão, os tratamentos e medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença.

Na Doença de Crohn, a dor abdominal e a diarreia frequentemente surgem após as refeições. É frequente também a febre e a perda de apetite e de peso. Outros sintomas são lesões da região anal, incluindo hemorroidas, fissuras, fístulas e abscessos.

Uma vez efetuado o diagnóstico, é preciso iniciar diversos acompanhamentos e mudanças nos hábitos alimentares. Nenhuma dieta específica foi comprovadamente capaz de evitar ou tratar a doença. Mas sabe-se que consumo de determinados alimentos pioram sintomas, como é o caso do leite, álcool, pimenta ou fibras.

Em alguns casos, quando a doença está mais grave, pode ser necessária a intervenção cirúrgica como parte do tratamento. As recomendações para intervenção medicamentosa ou cirúrgica resultam da localização da doença, intensidade, resposta à terapia medicamentosa pregressa e do diagnóstico de complicações.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; Papacosta et. al.; SANTOS JR.; Ministério da Saúde.

Voltar