Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Tabagismo e o Sistema Digestivo

15/07/2022

Apesar de todas as campanhas feitas frequentemente contra o uso do cigarro, o Brasil ainda ocupa o oitavo lugar na lista de países com maior número de fumantes do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O tabagismo está associado diretamente ao aumento do risco de câncer de boca, esôfago, estômago e pâncreas, e pesquisas sugerem que ele também aumente o risco câncer de fígado, cólon e reto. Além disso, o hábito tem frequente relação com problemas como azia e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), úlceras pépticas e algumas doenças do fígado. Fumar também aumenta o risco de doença de Crohn, pólipos do cólon, pancreatite e cálculos biliares.

Pessoas que param de fumar conseguem, a médio prazo e longo prazo, reduzir o risco de desenvolver um câncer, porém continuam tendo risco aumentado de desenvolver algumas doenças do aparelho digestivo, como pólipos do cólon e pancreatite.

Por isso, o ideal é sempre dizer não ao cigarro, e conscientizar as novas gerações sobre os malefícios associados a esse hábito.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo.

Voltar