Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado

26/08/2022

Somente as bactérias anaeróbias no cólon e intestino delgado são capazes de produzir hidrogênio. Normalmente, quando expostas a condições digestivas normais de açúcares e carboidratos, uma pequena quantidade de hidrogênio é produzida por elas somente, o que não representa problemas.

No entanto, quando uma quantidade maior de açúcar ou carboidrato não digerida atinge o cólon, a quantidade de hidrogênio produzida é bem maior. Nessa condição, o hidrogênio em excesso é absorvido para a corrente sanguínea através das paredes do intestino delgado, e acaba sendo transportado do sangue para os pulmões, onde é liberado através da respiração.

É por essa razão que é possível se identificar anormalidades no sistema gastrointestinal através do teste respiratório do hidrogênio expirado. Ele é utilizado para três tipos de diagnóstico:

    •  Quando os açúcares da dieta não têm digestão normal – como no caso da intolerância à lactose.
    •  Para diagnosticar crescimento bacteriano anormal no intestino delgado.
    •  Para diagnosticar a passagem rápida do alimento através do intestino delgado.

Para o teste, em que o paciente assopra um aparelho específico que faz a medição da concentração basal de hidrogênio, é necessário jejum de 12 horas.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Voltar