Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Tomou vinho e passou mal? Há uma possível explicação!

09/10/2023

Um mal-estar após a ingestão de uma taça de vinho ou outra bebida alcoólica, nem sempre significa ressaca. Isso porque esse sintoma pode simplesmente indicar que seu corpo não está conseguindo fazer a ingestão da histamina. Existem receptores específicos para histamina espalhados por vários órgãos, fator que justifica a diversidade de sintomas e sua semelhança, em alguns casos, com uma ressaca. Os sintomas podem envolver alterações do trato gastrointestinal, como distensão e dor abdominal, diarreia, náuseas e/ou vômitos, constipação; do sistema respiratório e cardiovascular, como palpitação e taquicardia; além de dor de cabeça, erupção cutânea e/ou prurido, rubor e rinorreia.

A histamina é uma amina biogênica formada a partir do aminoácido histidina, com várias funções, e poderá apresentar riscos à saúde a depender da sua concentração e do sistema de degradação da mesma. O efeito fisiológico vai depender do receptor ao qual a histamina se ligou, podendo gerar efeitos vasodilatadores, cardíacos, neurais, gástricos, secretórios e de contração muscular.

A intolerância à histamina surge devido a um desequilíbrio entre a acumulação de histamina e a capacidade do organismo em degradá-la. Normalmente, essa substância é destruída no organismo pela ação de uma enzima chamada diaminoxidase. Em pessoas com a intolerância, entretanto, a atividade dessa enzima é reduzida.

Diferentes mecanismos foram propostos como provável causa, como a superprodução de histamina endógena causada por alergias, mastocitose, bactérias, sangramento gastrointestinal ou aumento da ingestão de histamina exógena, como a proveniente de alimentos e álcool.

Os níveis de histamina em cada alimento dependem de vários fatores, entre eles o processo de armazenamento, processamento, grau de maturação e até a presença de microorganismos com potencial de alterar o teor de histamina.

Dessa forma, foi observado relação de causa e consequência de sintomas quanto ao consumo de frutas cítricas, morango, proteína animal, especialmente os peixes, ingestão de bebidas alcoólicas, especialmente vinho e cerveja, consumo de queijo, chocolates, conservantes e pimentas.

Se você sempre sempre passa mal após consumir um alimento rico em histamina, converse com o seu gastroenterologista. Somente ele conseguirá diagnosticar corretamente a intolerância, e traçar a estratégia de tratamento mais eficaz para contornar o problema.

Voltar