Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Transplante hepático: quanto tempo demora para se conseguir um fígado

12/05/2023

O transplante hepático é o segundo tipo mais comum de transplante e é a única opção no caso de indivíduos em que o fígado deixou de funcionar.

O fígado transplantado deve vir de uma pessoa compatível que tenha sofrido morte cerebral, ou de um doador vivo que doe parte do seu órgão.

Se você precisar de um transplante, seu nome será colocado em uma lista de espera. Seu tipo sanguíneo e o tamanho de seu corpo são importantes ao definir a disponibilidade de um fígado para transplante. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 8 mil candidatos a um transplante de fígado.

A alocação de órgãos obedece a uma ordem de gravidade: quem tem doença hepática mais grave recebe o fígado antes. Isto é avaliado através de uma escala chamada MELD, que avalia as alterações de alguns exames de sangue (TAP/INR, bilirrubinas e creatinina).

O tempo de espera varia de estado para estado, porém, pode-se dizer que a espera geralmente é grande. Para se ter uma ideia, na Espanha, considerada a campeã mundial em doação de órgãos, a taxa é de 30 doadores em morte encefálica por milhão de habitantes. Em São Paulo, essa taxa é de apenas 10 a 12 doadores.
Por esse motivo, se você deseja ser um doador de órgãos, deixe sua família saber. A família em geral respeita a decisão do doador, quando sabe qual ela é.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi

Voltar