Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Usar temperos na comida pode melhorar a microbiota intestinal

17/04/2023

O intestino humano é habitado por milhões de bactérias de grande importância para nossa saúde. Essas bactérias formam a microbiota intestinal, imprescindível para a digestão e bom funcionamento do sistema imunológico.

Estudo realizado pela Universidade Estadual da Pensilvânia, Estados Unidos, procurou saber como pequenas mudanças na dieta poderiam influenciar essa microbiota. Para isso, escolheram testar como determinadas ervas e especiarias afetam as bactérias do intestino.

Para isso, temperos como canela, gengibre, cominho, açafrão, alecrim, orégano, manjericão e tomilho eram adicionados nas dietas controladas de 54 participantes com risco de doenças cardiovasculares.

Após quatro semanas, os participantes do estudo mostraram um aumento na diversidade de bactérias intestinais, principalmente quando ingeriam doses médias e altas de ervas e especiarias.

Os pesquisadores ainda buscam saber como identificar as comunidades bacterianas do intestino mais saudáveis. Porém, o aumento dessas bactérias foi visto de forma positiva.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar