Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Uso excessivo de Omeprazol pode fazer mal?

28/06/2023

O Omeprazol é um remédio comumente utilizado no controle de doenças relacionadas ao ácido gástrico, já que atua como supressor, inibindo até 80% da secreção de ácido clorídrico no estômago.
Este é um medicamento seguro e eficaz, com poucos efeitos colaterais, quando indicado por um médico especialista. Porém, por não necessitar de receita médica, muitas pessoas utilizam o Omeprazol de forma indiscriminada e sem indicação médica. Fazer esse tipo de uso prolongado pode causar problemas intestinais, osteoporose e anemia.

Isso acontece porque uma das funções ácido gástrico é evitar o transporte de bactérias inadequadas para o intestino, prevenindo infecções.

Além disso, a baixa acidez estomacal pode reduzir a metabolização e prejudicar a absorção de ferro, podendo levar à anemia, e cálcio, podendo causar osteopenia e, em casos mais graves, osteoporose.
Por isso, fica aqui o alerta: não utilize o Omeprazol sem indicação médica.

Somente o médico poderá assegurar e analisar possíveis efeitos colaterais, indicando o uso de forma adequada.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar