Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Vantagens da cápsula endoscópica

07/07/2022

O exame de cápsula endoscópica é um procedimento não invasivo realizado através da ingestão de uma cápsula do tamanho de uma vitamina, alimentada por bateria. Esta cápsula é resistente aos ácidos gástricos e enzimas digestivas, e tem dentro de si uma ou duas microcâmeras, uma luz e um transmissor. Enquanto ela passa pelo sistema intestinal, ela efetua o registro de diversas imagens e envia as imagens para um receptor externo preso à cintura ou ao bolso do paciente.

Uma das vantagens da cápsula endoscópica é sua capacidade de fazer a passagem por partes do sistema digestivo que são de difícil acesso por meio de exames mais tradicionais como endoscopia, colonoscopia, exames de imagem, exame contrastado do intestino delgado, ultrassonografia ou mesmo tomografia computadorizada. Outra vantagem é o fato de não ser um exame invasivo. A cápsula é ingerida pelo paciente com a ajuda de água, e ela efetua o mesmo caminho que o bolo alimentar faz pelo sistema digestivo.

Por ser não-invasiva, possui indicação abrangente: Hemorragia digestiva oculta, suspeita de tumores do intestino delgado, avaliação de anemia ferropriva sem causa definida, poliposes intestinais, suspeita e diagnóstico da Doença de Crohn, diarreias crônicas, doença celíaca e dores abdominais sem causas definidas.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames com o uso de cápsula endoscópica podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; Sobed; POLETTI; MD Manuals.

Voltar