Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Vermes intestinais - A necessidade de atenção com os sintomas.

15/01/2024

A paramitose intestinal, caracterizada pela presença de vermes no sistema digestivo, é uma das principais causas de morte global, provocando de dois a três milhões de óbitos por ano. Essas infecções, comuns na infância e também afetando adultos, são mais prevalentes em áreas rurais e nas periferias de países subdesenvolvidos, sendo sua transmissão vinculada às condições de higiene e saneamento.

Mais de 100 tipos de parasitas intestinais podem entrar no corpo por várias vias, explorando a fragilidade do organismo para se alojar no intestino e espalhar ovos pela região anal, disseminando-se por mãos, brinquedos ou objetos. Normalmente, essas parasitoses são bem toleradas, manifestando-se de forma assintomática ou com sintomas gastrointestinais genéricos, como dor abdominal, vômitos, diarreia e perda de peso.

O tratamento usual envolve medicamentos e mudanças na alimentação, porém é crucial manter monitoramento após o tratamento médico, caso os sintomas persistam.

As parasitoses mais comuns incluem:

Amebíase (ameba): Causa diarreia, podendo invadir a parede do intestino e resultar em diarreia sanguinolenta, dor abdominal, tenesmo e desidratação. Complicações graves podem ocorrer, como megacólon tóxico, colite necrosante e perfuração intestinal.

Giardíase (giárdia): Provoca diarreia e pode cobrir toda a parede do intestino delgado, interferindo na absorção dos alimentos, levando à perda de peso e anemia. Os sintomas variam de ausência de sintomas a diarreia aguda ou crônica, associada à malabsorção intestinal.

Ascaridíase (lombriga): Também conhecida como lombriga, aloja-se no intestino e passa pelo pulmão. Em casos graves, os vermes podem ser expelidos pela boca ou nariz, causando obstrução intestinal, às vezes requerendo intervenção cirúrgica.

Ancilostomíase (amarelão): A infecção ocorre pela penetração da larva através da pele, podendo afetar os pulmões e causar pneumonite leve.

A presença de vermes adultos no trato digestivo pode resultar em dor abdominal, úlceras, perda crônica de sangue, anemia e complicações como hipoproteinemia e edema.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: SBMFC; ANTUNES et. al.; FERNAnDES et. al..Vermes in

Voltar